Love do século: Shalimar Parfum Initial



O mundo sabe que meu perfume-metade é o Eau de Shalimar (Guerlain). Bom, o mundo vai saber agora que o dono do meu coração tem outro nome: Shalimar Parfum Initial (Guerlain). A família é a mesma, as fragrâncias são parecidas, mas tem um algo mais no SPI (
Shalimar Parfum Initial, ok?) que me conquistou com força.

Eau tem limão (Eau de Shalimão, diz marido). Initial tem bergamota. O limão do Eau chega chegando. A bergamota do Initial vem em passos comedidos. Rosa, jasmim, e âmbar dão as caras no Eau. Rosa e jasmim também estão no Initial, junto com vetiver, patchuli, almíscar e, pasmem, caramelo. Baunilha, tonka e talquinho estão nos dois. Ou seja, um grande viva ao guerlinade


Achei SPI mais parecido com o Shalimar original do que o Eau. SPI é mais delicado (em comparação com o primevo e também com o Eau). É mais rente à pele e incrivelmente mais confortável. Nada nele grita, é tudo bem equilibrado. No frio ele é quentinho, com uma doçura adulta e inteligente, e no calor ele se mostra um tanto quanto fresco, com suas frutas lindas. Elegantíssimo sempre!


Porém, o que mais me chamou a atenção no SPI é que, apesar de estar a anos-luz de ser uma escola de samba, ele tem tanta evolução quanto. Na saída ele é um, no coração ele é outro e, quando surgem as notas de fundo, ele se transforma ainda mais, mas sempre mantendo a mesma “alma”, aquele arzinho vintage, saca? Mas não se engane: ele é moderno, tal qual um pretinho básico revisitado (ou seja, um clássico modernizado). Por essas e outras, eu diria que SPI é pra quem gosta de fragrâncias clássicas, ok?


Notas iniciais frutais e verdinhas dão lugar a um floral leve e almiscarado com uma pitadinha de patchuli, que termina em baunilha e caramelo, tudo sempre permeado por um talquinho bão. E a fixação, olha, estupenda, viu? 


Em suma, Shalimar Parfum Initial foi uma das minhas melhores e mais memoráveis compras no escuro (o meu veio da Sépha mediante cupom 7ACD, que me deu 15% de desconto e, não, não tô ganhando nadinha da loja pra fazer essa propaganda). Aliás, fiquei tão feliz com essa aquisição, que arrematei no eBay amostrinhas da recém-lançada versão L´Eau desse perfume. Tô louca pra conhecer e, quiçá, virar adquirente de um frascão disso também. Assim que eu cafungar, venho contar. Por ora, tô em êxtase com o SPI


Update: Detalhes “técnicos” e resenha completa sobre essa delícia? Clica!


Comentários

  1. Fiquei de falar sobre ele e até hoje nada... mas eu não tenho essa inspiração toda perfeita que você tem para descrever um perfume. Você disse tudo sobre ele, tal como é. Clássico, vintage, porém moderno. Contraditoriamente harmonioso!!!amoperfumes.blogspot.com
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha vocês duas vão me FALIR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      sou assalariada gente, proletária. Entendeu?
      depois que comecei a conviver com Denise minhas exigências cosméticas-perfumísticas aumentaram exponencialmente à décima potência, mas meu salário não.
      Assim não dá vocês duas!!
      Meu frasco de Eau de Shalimar já está pra menos da metade, culpa da Van.
      Agora vocês duas com esse Initial aí...já tô querendo com força.

      Excluir
    2. Dani, para logo de enrolar e compra o Initial, mulher! hahahahaha

      Excluir
    3. Oi gente comprei esse parfum no escuro apenas pelo talquinhp amoooo...estou esperando chegar...tomara que eu goste..

      Excluir
  2. O Initial é magnífico!! Você não vai resistir! Mas vá com calma... temos o resto da vida toda para experimentar perfumes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise é tão sensata. Invejei. rs

      Excluir
    2. Suuuuuuuper sensata.
      Pergunta qual foi a última aquisição dela...foi perfume de Rainha!

      Excluir
    3. Dani, não entrega a amiga assim! hahahahahahaha

      Excluir
    4. Tenho que entregar Van...sabe porque? Ela tá devendo pro nosso Blog uma resenha deste perfume de Rainha...to esperando ansiosamente, porque o perfume é chique de verdade: J'Adore Le Absolut!!!!!!!!! O bicho é cheroso demaissssss.

      Denise kade a resenha Denise?????

      Excluir
    5. Nossa, sou doente pra conhecer essa versão do J´adore. Se eu já amo de paixão o EDP original, imagina.

      Denise kade a resenha Denise????? [2]

      Excluir
  3. Desculpa me intrometer... mas de tanto ler muita gente falando bem, acabei comprando o bendito... Fui tão "fominha" que comprei logo o coffret (http://www.sacks.com.br/site/produto.asp?id=11991), resultado... ODIEI! O pior é que ninguém aqui em casa gostou, agora não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuelle, poxa, que pena. Perfume é algo bem pessoal mesmo. Não existe unanimidade.

      Por que você não deixa ele de lado um pouco e volta a prová-lo mais adiante, quando o clima estiver diferente? Talvez você curta.

      Cá entre nós, eu odiei o J´adore com todas as minhas forças quando o provei algumas vezes há alguns anos. E não é que um dia eu passei a amá-lo?! Amo tanto que hoje ele tá no meu Top 5. Essas coisas acontecem.

      Excluir
  4. Van, o Inital é doce? Quero muito comprá-lo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, não é gourmand não. Se você é formiga e só curte os super doces, SPI pode não te agradar. Ele tem uma certa doçura sim, mas é adulta, meio retrô e completamente equilibrada com o conjunto da obra. Não é do tipo enjoativo. Mas também não é do tipo que agrada a todos. É preciso gostar de um bom clássico.

      Excluir
  5. Amo , amo demais shalimar.Pra mim é perfeito.Casa perfeito com a minha pele.Me sinto muito chique qdo estou usando ele..magnifico!!

    ResponderExcluir
  6. Estou 2 anos atrasada Van, mas finalmente falei sobre o JAdoreLAbsolu no blog.Andei desligada de perfumes porque precisava usar os que eu tinha e dar uma freiada em novas aquisições. Mas voltei ao mundo dos aromas, nao tem jeito, uma vez no vicio.... Bj

    ResponderExcluir
  7. Denise, ele é lindo, né? E nosso vício também. rs

    ResponderExcluir
  8. Denise qual p seu blog? Adoro parfum...

    ResponderExcluir
  9. solaris, ele é uma delícia! E o blog da Denise é o http://amoperfumes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ola! estou lendo sobre esse perfume pois me pareceu muito bom.
    Li em alguns lugares que tem cheiro de boneca nova.
    queria saber sua opiniao, pois eu queria um perfume que cheira talco, mas que a nota final seja atalcada sabe....
    acha que esse é desse tipo?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  11. DEDE, todo Shalimar que você pegar na mão vai ser talco. Esse não é diferente. Ele é lindo do começo ao fim. Mas aqui o talco é mais adulto, sabe? E, sim, o talco segue até o fim.

    ResponderExcluir
  12. obrigada viu!
    acho que vou comprar....

    ResponderExcluir
  13. DEDE, compra e me conta! E é melhor correr porque ele foi descontinuado. Logo fica difícil de achar.

    ResponderExcluir
  14. descontinuado?
    mas nao foi lançado em 2011?
    fiquei triste agora, pq se eu gostar nao poderei comprar o segundo vidro....
    achei que somente o shalimar tradicional havia sido descontinuado....
    toda a linha shalimar foi descontinuada?
    sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  15. enviei um email para guerlain, e eles me confirmaram que foi descontinuado devido a "baixa procura" ...
    me arrependi de comprar.....
    se eu gostar vou querer outro e nao vou achar...
    detesto isso...;(

    ResponderExcluir
  16. DEDE, infelizmente, como você já soube, o Initial já era mesmo, assim como a versão L´Eau dele. Já o tradicional segue firme e forte completando 90 anos em 2015 (graças aos deuses). O que acontece é que o Initial não bateu a meta de venda da Guerlain, que é bem alta. Fracasso ele não foi. Só não chegou aonde devia.

    ResponderExcluir
  17. OI....ESTOU EU DE NOVO AQUI COM MINHAS DUVIDAS....RSRSR
    NA SUA OPINIAO UMA PESSOA QUE GOSTAR DO SHALIMAR INITIAL PODERA GOSTAR DO SHALIMAR TRADICIONAL?
    PELO QUE LI SAO PARECIDOS.
    QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS NA SUA OPINIAO?

    ResponderExcluir
  18. DEDE, não necessariamente. Apesar de irem pro mesmo lugar, cada um pega um caminho diferente. O tradicional é bem mais sisudo e adulto, tem uma sujeirinha marota e um toque mais cítrico no começo. O Initial tem uma pegada mais moderna e é mais fácil de agradar. Sou fã dos dois, mas entre eles eu prefiro o tradicional. Pura questão de gosto.

    ResponderExcluir
  19. Van, desculpe minha ignorância (nao sou tao entendida qto vc em perfumes), o meu shalimar initial chegou, e na minha pele achei que lembra em alguma coisa o crazy feelings do boticario ( acho que sou meio doida rrss).
    Bom, mas nao sei explicar muito bem, porem depois de um tempo na pele tem alguma nota que nao me agradou muito.... (algo que lembra talquinho um pouco velho entende?) (quero dizer velho e nao antigo, pois o perfume giorgio beverly hills tambem me lembra talco antigo e eu amo)
    nao sei se dá pra entender o que estou querendo dizer...
    procurei o tradicional para tentar identificar se tb tem essa nota que nao me agradou muito, mas nao encontrei por aqui....;(

    ResponderExcluir
  20. DEDE, se o talco do SPI não te agradou, é melhor ficar longe do tradicional. A íris dele é ainda mais abafadinha, viu?

    ResponderExcluir
  21. Olá, Van! Sempre quis conhecer Shalimar original (qualquer um), mas ainda não aconteceu. Enquanto não acontece, resolvi experimentar o Shalimar da Balsamo Perfumes, pois a curiosidade é grande. Fiquei apaixonadíssima, em menos de 15 dias já estou na metade do vidro. Não consigo parar de usar! Vim aqui ler a resenha pra ver se descubro em qual deles a Balsamo se inspirou (e se inspirou-se corretamente), mas continuo em dúvida, pois não tenho referência nenhuma... Será que você me tiraria essa dúvida? Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Gina, infelizmente não conheço o da Balsamo, mas se fosse pra apostar em algum, jogaria as minhas fichas na versão EDT do original. Chute total, viu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bora comentar aqui embaixo?
Se joga! Com classe, por favor!

arquivo do blog

Mostrar mais