Sobre amostras e miniaturas


by Vanessíssima em , ,

Comments Off



Gente amiga que, assim como eu, habita na roça: bora comprar amostrinhas e miniaturas pra conhecer os perfumes antes de se jogar nos frascões? Eu super faço isso. Consigo poupar grana e decepção assim. Sem contar que minis vazias ficam lindinhas como enfeite, néam? 


Mesmo que haja quem diga (com razão) que o mililitro final sai mais caro em flaconetes e miniaturas, ainda acho essa duplinha uma ótima opção. Porque: 

1. eu desejo apenas conhecer o perfume pra saber se vale a pena catar um frascão 
2. só existem duas míseras lojas físicas de perfume aqui por perto, e tem pouca coisa pra cafungar nelas
3. ter amostra e mini em casa me permite testar o perfume várias vezes e em diferentes situações/climas/humores/conjunções astrais
4. se eu curtir a fragrância, já sei que tenho algo pra ir quebrando o galho enquanto espero meu frascão
5. não corro o risco de catar um frascão pra ser odiado/encostado
6. o preço debitado no cartão será sempre menor do que o valor de um frascão (ainda que, em termos matemáticos, amostras e minis não sejam exatamente vantajosas, por assim dizer)

Por essas e outras, quando bate aquela dúvida, me jogo sem dó em amostrinhas e minis. Raramente compro um frascão no escuro hoje em dia (só o faço depois de muuuuuuita pesquisa, até eu ter absoluta certeza de que as notas e a vibe me agradam, coisa que só aprendi a decifrar relativamente há pouco tempo).


Amostra ou mini?

Cato amostra quando não faço a mínima idéia se o cheiroso em questão me agradará, quando as opiniões sobre a fragrância são muito contraditórias, se o perfume traz algumas notas que eu não curto ou quando não vale a pena investir em miniaturas. 

Vou nas minis quando vejo algo promissor na fragrância (lê-se: quando gosto das notas e do estilo proposto), quando o preço não é alto (acima de 15 obamas já considero alto) e quando o perfume é leve, porque sei que terei que usar uns bons emiéles pra sacar a fragrância (por motivos óbvios, minis rendem mais aplicações do que um flaconete). 

Onde catar

Minha primeira opção em termos de amostras e miniaturas é e sempre será o santo ebay. O sortilégio lá é imenso, confio no PayPal como método de pagamento e, garimpando, encontro preços excelentes e envio gratuito. Compro lá há zilhões de anos e não sou fiel a nenhum vendedor (por isso fica impossível indicar neste espaço com quem comprar). Enfim, cato com vendedores que possuem muuuuitas vendas e mais de 99% de qualificações positivas. 

Também compro na FragranceNet e na Fragrancex. Já comprei miniaturas também na Cosme-de (atualmente lá há poucas opções de minis, e a maioria é vendida em kits). 

Outros sites bem recomendados que vendem amostras e minis: Extrascents, Perfume Emporium, FragranceVials, My Perfumes Samples, Parfum Flacons e The Perfumed Court. Nunca comprei em nenhum deles, mas só ouvi elogios de quem comprou.

No Brasil, é possível encontrar alguma coisa no Mercado Livre e na Cheiro Vip. Porém, acho que, no geral, o preço (acrescido do frete) não compensa (a não ser que você tenha pressa ou não possa encarar uma compra internacional).