Cê Ká Um


by Vanessíssima em ,

Comments Off


Falar sobre o CK One (Calvin Klein) quando tudo já foi dito sobre ele é chover no molhado. Como eu sou bestinha and atrevida, lá vou eu!

Cítrico aromático para homens e mulheres, CK One é o símbolo máximo dos anos 90. Considerado um divisor de águas (ou melhor, de fragrâncias), esse perfume definiu por muito tempo o que era ser jovem, sexy and livre.

Lançado em 1994, ele marcou época pelo seu minimalismo, frescor, contemporaneidade e androginia, coisas até então pouco difundidas na perfumaria. Senhorita Kate Moss, do alto de seus 18 aninhos, estampava a campanha que eu tanto via na contracapa da revista Capricho daquele tempo (fui assinante, então imagina o tanto de Kate Moss que eu vi).

E o sucesso de Cê Ká Um foi tamanho, que abriu passagem pra toda uma profusão de flankers (contei 19 no total), de crias calcadas na limpeza (vide Acqua de Giò, de Giorgio Armani, por exemplo) e cópias, oops, inspirações (vide Insensatez, d’O Boticário).

Campeão de vendas até hoje, ele se mantém firme e forte como o presente oficial de Dia dos Namorados (possivelmente por ser “acessível, universal e fácil”, segundo a marca). Opa, na perfumaria aqui da esquina não havia sobrado um frasco sequer pra contar história no dia 12 de junho (fui checar pessoalmente e me disseram que venderam todos os exemplares do estoque em função da data comercial especial, e que isso se repete todos os anos).

Enfim, o atemporal CK One é abacaxi, notas verdes, mandarina, mamão, bergamota, cardamomo, limão, noz-moscada, violeta, raiz de lírio, jasmim, lírio-do-vale, rosa, sândalo, âmbar, musk, cedro e musgo de carvalho.

O que se sente é um chá refrescante com toques cítricos e florais, tudo bem transparente, leve, clean, aquático, sem frescura e com um pezinho no cromossomo Y (em tempos atuais de fragrâncias femininas mais florais e docinhas é o temos sim e ponto final). 

Super dia (e dia-a-dia), eau de verão and urbano, CK One é tão limpo, mas tão limpo, que chega a me irritar às vezes, sabia? É, sou sujinha. #prontofalei Mas, pra quem curte a vibe limpeza, ele faz bonito.