Cheiro da vez: lavanda


by Vanessíssima em ,

Comments Off

Quem resiste a uma dose de lavanda no calor e sempre? Super delícia, a plantinha com cheirinho de limpeza é uma das mais presentes na perfumaria. A lavanda também tem uso medicinal por ser analgésica, sedativa, antiinflamatória e antisséptica. Ah, e ela ainda tem propriedades relaxantes e calmantes. Só falta fazer café, néam?

Também conhecida como alfazema, a amiga lavanda é uma planta de florada abundante simples de cuidar em casa. Ela pode ser plantada durante o ano inteiro direto no solo ou em vasos (de preferência de barro ou cimento), não curte terra encharcada e se desenvolve melhor na terra aerada. Se você for plantar no vaso, o recomendado é colocar casquinhas de pinos ou outros substratos pra manter a planta úmida. E o ideal é que ela pegue sol pelo menos de 3 a 4 horas diariamente. 

Uma curiosidade: o óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") era utilizado pelos romanos pra lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo indicado para insônia, como calmante, relaxante e contra dores (basicamente o Cogumelo do Sol do Império Romano).

Bora lavandar?






Ma Chérie (O Boticário)
Digo e repito: meu Eau de Pijama oficial. Tem lavanda, limão, angélica, âmbar, almíscar e cedro. Falei dele aqui.









Lavende Eau de Cologne (L`Occitane)
Lavanda, notas cítricas, almíscar e madeiras. Feito por quem entende, né? Não conheço, mas imagino que seja uma cousa de doido. No mais, são 300 emiéles pra serem usados generosamente. 








Green Tea Lavender (Elizabeth Arden)
Limão, tangerina, camomila, hortelã, lavanda, chá, magnólia, almíscar, ambreta e vidoeiro. Pelas notas, frescor é o nome dele. Nunca cafunguei, mas imagino que seja tão bom e honesto quanto o Green Tea original.








English Lavender (Yardley)
Tem alecrim, eucalipto, lavanda, bergamota, sálvia, cedro, gerânio, fava tonka, almíscar e musgo de carvalho. Lançado em 1913 e ainda em produção. Preciso dizer mais? Não, néam? Preciso é ir cafungar correndo!










Les Fleurs: Lavande (Molinard)
Junta lavanda, láudano, sândalo, almíscar e baunilha pra você ver o que acontece! Resenha em breve.









Forum Lavanda (Tufi Duek)
Lavanda, alecrim, cassis, jasmim, cedro, lírio-do-vale, âmbar, baunilha e heliotrópio. Conheci há bastante tempo e, juro, não me lembro do cheiro. Recafungar é a palavra do dia.









Lavande Royale (Roger & Gallet)
Laranja, tangerina, especiarias, lavanda, gerânio, almíscar, benjoim, baunilha, musgo de carvalho e cedro. Promissor, não? Preciso conhecer.










Eau de Lavande (Annick Goutal)
Vem com lavanda, especiarias, fava tonka e baunilha. Deve ser (desconheço) pura delicadeza. 





Entre as lavandas listadas, a mais cara é da Annick Goutal. Todas as outras são baratinhas e relativamente fáceis de catar por aí (com exceção da Molinard, que você encontra na Fragrancenet). É óbvio que muita coisa ficou de fora. Pra ficar aqui no Bananão, Johnson & Johnson, O Boticário e L´Acqua di Fiori, por exemplo, contam com lavandinhas no portfólio. Por isso, vale garimpar pra lavandar!