Charlotteando


Sabe quando um perfume é o teu número? Então, tô nessas. Tenho meu número 1, você sabe. E agora achei meu número 2. Mas já adianto: ele não fixa. Sim, não fixa. Então, se você dá importância pra isso, tira o cavalinho da chuva e/ou chispa daqui! Outra coisa: ele é bem levinho. Opa, não dura nada e é levezinho? Sim, tudo isso! A real é que não sou pessoa de bombas. Sou pessoa low profile que segue a vibe soy invisível, feliz and enxaquecosa. Sim, essa sou eu. Metade de mim ama perfumes. A outra metade tem enxaqueca. E as duas partes juntas moram no sertão paulista, onde frio é bicho raro feito curupira. Vai vendo. 

O negócio é que me encantei pra valer com o Eau de Charlotte (Annick Goutal). Quem conhece a casa sabe que a coisa toda costuma pender mais pra uma pegada mais natural, comedida, mimosa and educada. Tá bão pra você? Pra mim tá ótimo! Tem dia em que eu tô toda assim. Pois é, tenho meus dias de mimosa. Me deixa! De sorte que Eau de Charlotte é meu número! Meu número 2. Mas isso eu já disse. Bora parir o não dito.

Criado em 1982 (balzaquiana a Charlotte, hein?), o perfuminho é vendido como "uma ode a alegria e travessuras". Emília, amiga boneca de pano, te dedico! #amosousitiodopicapauamarelo 

Groselha, mimosa, cacau e baunilha fazem de Eau de Charlotte uma obra toda trabalhada no delicadismo impressionista. Opa, eu invento palavras (mas só quando o perfume merece!). Pois bem, sabe aquele lance maroto do impressionismo que te força a olhar o quadro de longe pra entender como todo aquele jogo de cores representa coisas lambidas pela luz? Eau de Charlotte é bem por aí. Olhando as notas de pertinho, na chincha, você não saca muita coisa. Dá um passinho pra traz e você consegue uma experiência espiritual. Taí! Monet pintaria Charlotte. Ah, se pintaria! 

Eau de Charlotte, minha gente, me é encantamento ao cubo! Cheirinho de baby limpinho e cabelinho penteado, de fraldinha trocada, talquinho no bumbum e tudo. Yes, talquinho! Nariz de marido até me indagou: "mas que cheiro de Talco Johnson`s Baby é esse?".

Enfim, temos ali um atalcadinho delícia, um cacau sequinho, um quase nada de fruta marota, um pouco de florzinha paz e amor e uma baunilhazinha bem discreta e suave. Docinho atalcadinho na primeira infância define. 

Taí um dos perfumes mais confortáveis que eu conheço! Na real, ele é o segundo mais confortável que eu conheço. Lembra, ele é meu número 2! E pra quem quiser embarcar na minha viagem, tome ciência de que meu número 2 ainda engatinha enquanto meu número 1 já ensaia os primeiros passinhos, capsici? Ah, e eles não são nada, nadinha parecidos (apesar do talco rei). Acho por bem avisar. Vai que.

No mais, tenho cá comigo que a mãe que usa Nº 5 Eau Première (Chanel) tem uma filha que usa Eau Charlotte. A vibe aqui é quase a mesma, viu? Esses sim até que se remetem mais ou menos pra menos do que pra mais. E, opa, sou minha mãe e minha filha. Meu grau de parentesco comigo e entre mim varia. Sou louca e amo os dois! Ou melhor, os três (lembra, eu tenho meu número 1)!

PS: Alguém aí também se lembrou de A Menina e o Porquinho? Passava tanto na Sessão da Tarde dos anos 80. Esse desenho me marcou, viu? [spoiler alert] Gente, eu chorei muito quando a Charlotte morreu. Chorei, morri, ressuscitei e chorei de novo.

Comentários

  1. Van, seus textos sáo deliciosamente loucos. Adoooro!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber mais sobre o "não fixa". Fica quanto tempo? Meia hora, uma, duas, três?

    Mas é só por curiosidade mesmo. O custo-benefício dessa marca ainda não me atrai.

    ResponderExcluir
  3. Delícia ter perfumes que são identificados como nossos mesmo!Delicioso texto, certamente.

    ResponderExcluir
  4. Sou nova por aqui. Já andei passando por alguns blogs por aí... Vc etá nos meus favoritos. Amooo perfumes. Tenho alguns.
    Mas não sei descrever como vcs.
    Bom, eu não ia querer nem conhecer o Charlotte. Quiça namorar.jajajja
    Gosto de perfumes marcantes que deixam rastro, daqueles que incomodam..... jajjajaj
    Acabei adquirindo o Shalimar Initial. Culpa sua e da Diana.rsrrsrs que falaram tão bem....Quando chegar eu volto aqui pra falar bem ou mal.... jajajjaj
    Aproveitando,... vc pode me indicar um site seguro, rs que eu possa comprar um Shalimar original?! Mas, tem que ser um em português pq a pessoa aqui num sabe nadica de nada de inglês. E ainda quero dar uma de fina que sabe das coisas..... jajajajaja
    Andei vendo alguns mas, estou com meda, rs pois nunca comprei em site assim. Eles falam que demora até 90 dias pra chegar. Daí bate aquele medo de perder meu rico e suadinho dinheirinho.... jajajjajajja
    besos
    vivi

    ResponderExcluir
  5. lili, eles me refletem! Não que eu seja deliciosa. Mas sou louca. hahahaha Thanks!

    Helen, normalmente umas três horinhas só. E quatro quando tá mais frio. Ah, e ele não é do tipo de projeta. Você precisa encostar o nariz pra sentir, saca? Isso não me incomoda, mas tem gente que não topa.

    Village, fizeram Charlotte pra mim, viu?

    vivi, lá em cima, no canto direito do blog, tem uma aba chamada "shopping". Nela tem uma lista de lojas confiáveis. Onde tem asterisco eu já comprei e/ou compro direto, ou seja, mais do que recomendo. Na primeira parte só tem lojas daqui do Brasil. Dá uma pesquisada lá com calma depois.

    ResponderExcluir
  6. Mas cadê aquele emoji que tem o smile com coraçõezinhos nos olhos quando eu preciso dele? Se tivesse eu colocaria na frente da parte que vc diz que parece o talquinho Johnson's! Tudo que tem cheirinho de bebê Johnson's me agrada muito... Mas alguém aí em cima já disse a outra coisa que eu queria dizer também: o custo dos A.G. me deixam meio desconfiada... não me importo de gastar com perfume, mas sabendo que evapora tão rápido assim eu fico imaginando o investimento evaporando junto, ô tristeza!

    Beijo!

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga, tudo bem?
    Desculpe a intimidade, mas é
    que já leio tanto seu Blog,
    que já me sinto meio intima!
    rs, Abuso a parte, vamos lá.
    Sou nova nesta coisa de
    comprar pela internet
    produtos importados, e tenho
    muito medo disto, mas queria
    muito comprar um perfume com
    cheiro de menta, que não
    fosse daqueles masculinos,
    super masculinos, sabe?
    Lendo seus poust's, encontrei
    o Aqua Allegoria Herba Fresca
    (Guerlain), que por sua
    maravilhosa descrição, me
    deixou louca por ele.
    A, vale dizer, que fico
    sonhando com os cheiros,lendo
    o que escreve, pois descreve
    muito bem. Mas voltando ao
    Aqua Allegoria Herba Fresca,
    que não encontrei por aqui, e
    embora saiba que não vou
    encontrar mesmo para eu
    "cafungar", penso ser
    exatamente o que quero, sonho
    , e preciso! Falo tanto em
    perfume com
    cheiro de menta, que Marido
    diz que to louca com esta
    coisa, rs!!
    Daí, gostaria de saber se já
    comprou no "morangão"?
    Ele é realmente confiável?
    Entrega sem precisar pagar
    as tais tachas? E se cobrarem
    as tachas, como reclamar
    para ser reembolsada???

    Ahhhh, outra semelhança entre
    nós, é o gosto pelos atalcados.
    Nossa!!! Cheirinho de bebê
    é tudo de bom, né não???
    Então, to pensando mesmo em
    comprar o Eau de Charlotte
    (Annick Goutal), pois lembrei
    loguinho daqueles talquinhos
    tudo de melhor da Johnson's,
    eles são "lindos de viver",
    mas pergunto, qual é melhor
    e mais fácil de encontrar: o
    Eau de Charlotte (Annick Goutal)
    ou o
    Eau de Shalimar EDT (Guerlain)?

    Caramba, acho que escrevi e
    perguntei por de mais, mas
    me "perdoe", é que sou assim
    mesmo, falo muito, rsrsrs.
    Bjs e obrigadão!

    ResponderExcluir
  8. Lu, eu não ligo pra fixação. Não mesmo. Sou rara, eu sei. rs Mas se você liga, melhor ir com cautela pra cima dos Annicks. Eu não sou a única a reclamar da fixação deles. Mas tem quem se dá bem nesse sentido, viu?

    Giselle, bonita, o meu Herba Fresca veio justamente do Morangão. Sou fã do site. Compro lá há anos. Nunca tive problemas. Mas saiba que eles não reembolsam mais as taxas, viu? E se prepara pra mordida da Receita (60%) e pro café dos Correios (12 reais) porque nada tá escapando. Em alguns Estados rola taxa de ICMS também (é preciso se informar direitinho). Em relação aos meus Eaus queridos que você citou, infelizmente, eles não são tão fáceis de achar aqui no Brasil não. Em todo caso, dá uma pesquisada nas lojas da aba “shopping” lá no menu superior do blog, à direita.

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi, oi!

    Não querendo ser muito chata, mas
    já sendo! Queria saber se não me
    indicaria algum perfume na linha do
    Charlotte? Assim, com um cheirinho
    semelhante, ou na mesma linha dos
    tudo de bom(talquinho Johnson's
    Baby).
    Estou pedindo isto, porque fiquei
    muitíssimo entereçada no Charlotte,
    mas to enfrentando a maior
    dificuldade de encontra-lo neste
    nosso Brasil!
    Vale lembrar, que tudo do que
    gosto não consigo encontrar, pois
    uma conhecida, uma vez me mostrou
    o First Love... Simplesmente
    amei... Mas quem disse que
    encontro também??? rs,
    E olha que só consigo usar perfumes
    suavezinhos assim, pois se não me
    dá uma enxaqueca que não gosto nem
    de pensar, além disto,
    infelizmente, não sou muito
    experiente nesta coisa de perfumes,
    ainda, principalmente no que se
    diz aos internacionais( ou seja,
    em sua maioria, os "melhores"). To
    só dando meus primeiros pacinhos
    nesta vida de "perfumólatra".

    Fico 1000 vezes grata...
    Muitos beijos... E com certeza, em breve volto para perturbar um
    pouquinho mais!!!

    ResponderExcluir
  10. Giselle, quem segue a linha do Charlotte é o Chanel Nº 5 Eau Première, mas o Chanel tem mais sustância, entende? Talquinho bom, mas diferente, tem também no Prada Infusion D´Iris EDP, no Blv Notte e no Love Chloé, além de aparecer no meu amado and idolatrado Eau de Shalimar. Mas veja bem, nenhum se parece com o Charlotte, mas são todos delicados, viu? Tem resenha de cada um por aqui. Tenta cafungar alguns e volta pra me contar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vanessa!!
    Aonde vc comprou o seu Eau de Charlotte, e quanto custou?
    Tb sou louca por perfumes com cheiro de bebê rico-limpeza-banho tomado... Gosto muito do Prada Infusion D'iris, mas lamento q ele tenha pouca projeção. Comprei no escuro o Shalimar Initial, mas achei muito forte na minha pele (ainda mais q moro em uma região q faz calor o ano todo). Diante disso, Vanessa, gostaria de saber se vc me indica algum perfume q tenha essa vibe (da limpeza chic, rs), mas q tenha mais projeção (e não seja os da JLO). Bjos. Amo seu blog!!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  12. Ana Paula, o meu veio há um tempinho lá da Beleza na Web. E pra ser sincera, desconheço perfume com essa vibe e que tenha bastante projeção. Os que eu conheço são mais intimistas e delicados, e é justamente isso que me agrada neles. Talvez o Love Chloé tenha um pouco mais de presença. E tem também o Chanel Nº 5 Eau Première. Mas não espere nada muito mega power deles.

    ResponderExcluir
  13. Pois é Van, "metendo minha culherzinha", no papo seu e da Ana Paula!!! É
    com muita tristeza que informo que o Charlotte, já não tem na beleza na
    web, também... Tenho o hábito de comprar por lá, e foi o unico lugar,
    onde aparentemente eu tinha o encontrado... Só que depois de selecionar
    meu Queridinho, de maneira nem uma, conseguia colocar o
    produto mais esperado, e querido do momento na minha sacola!!! Mas é
    claro... Depois de muito tentar, conversando no chat, com uma consultora,
    ela me deu a temida
    notícia: Este produto não está disponivel no momento, e de acordo com
    o setor de compras, não tem data para voltar!!! Meu coraçãozinho doeu, e
    fico cá pensando: Será que volta??? Não sei porque, tudo o que gosto,
    não consigo encontrar... Desabafos a parte, é isso!!! E Caso alguém por
    aqui encontre o dito, o
    Eau de Shalimar, ou o
    Aqua Allegoria Herba Fresca, em algum site, aqui pelo Brasil,
    pelo amor de Deus... Me diga onde, pois tenho os procurado
    incessantemente, mas como já deu para notar, sem sucesso algum!!!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Giselle, thanks pelo seu relato, ainda que ele não tenha terminado com um final feliz. Infelizmente, a turminha aí é difícil de encontrar no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  15. ola! nossa,,,to encantada com o seu gosto para perfumes com cheiro de talco...
    minha alma gemea....kkkkkkkkk
    como nao conheço esses perfumes que vc comentou com cheiro de talco, qual vc acha que mais se parece com o cheiro do talco jonhsons?
    faz anos que procuro um perfume que lembre esse cheiro jonhsons....

    ResponderExcluir
  16. DEDE, eu sou a louca do talco pra todo o sempre e te digo: nenhum bate o Charlotte no quesito Talco Johnson´s. Ele é bem isso que você procura.

    ResponderExcluir
  17. oi....mas o charlotte é um perfume que esta em linha ou foi descontinuado?
    pq perfume descontinuado nem adianta se apaixonar por ele, pq depois vem o sofrimento;(

    ResponderExcluir
  18. ah! só mais uma duvida....
    ele nao tema nada a ver com o cheiro do mamae e bebe da natura né!
    nao gosto do mamae e bebe....

    ResponderExcluir
  19. DEDE, até onde eu sei ele não foi descontinuado não. E eu não vejo semelhança entre os dois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bora comentar aqui embaixo?
Se joga! Com classe, por favor!