Cheiro da vez: Brazil (com zê)

Como não deixar passar um mercado [cof cof] emergente como o nosso, néam? De olho no Brasil, tem muita gente por aí vendendo o [cof cof] south american way engarrafado. Tudo bem que pra muita gente de fora Hong Kong é aqui, a capital do País é Buenos Aires e a gente fica na África, mas tudo se resolve com uma singela [cof cof] homenagem, certo? Bora engarrafar o que o Bananão tem de melhor? Não, ainda não fizeram perfume de venda a prazo, meu povo! Mas fizeram de caipirinha e etc e tal. E viva o clichê (com pitada non sense)! Saca só:





Batucada (L´Artisan Parfumeur)
Limão, hortelã, cana-de-açúcar, ylang ylang, tiaré, coco, água do mar e sal, tudo "sexy as a Brazilian dance". Viu, vem cá! Jura, L´Artisan?







Cruise Collection Escale à Parati (Dior)
Dior, olha só, a cidade histórica do Rio de Janeiro se chama Paraty, com y no fim, viu? Essa é a forma adotada oficialmente no município, ok? Mas quem criou o Pure Poison tem cem anos de perdão. Rá! Escale à Parati (sic) tem petitgrain, limão, laranja amarga, pau-rosa, canela, hortelã, framboesa, fava tonka e notas amadeiradas. Bom, depois do Paraty com i...






Aqua Allegoria Limon Verde (Guerlain)
Limão, notas verdes, frutas tropicais, figo e fava tonka na avenida. A inspiração, diz a Guerlain, veio do "Brazil's national cocktail". Pena que o nome do perfume não traz a alcunha da fruta em português (mas o "verde" tá lá, néam?). Guerlain, tudo isso é medo do til do limão? Li-má-ó para os gringos, né? Explicado!







DKNY Be Delicious Rio (Donna Karan)
E o Rio de Janeiro, fevereiro e março virou perfume. Alô, alô, Donna Karan, aquele abraço! Maçã vermelha, flor de maracujá, flor de laranjeira, gardênia, sândalo, benjoim e mirra buzinando a moça e comandando a massa.






Samba (Perfumer´s Workshop)
Laranja, lírio, tangerina, musgo de carvalho, frésia e neroli. Se esse é o cheiro do samba, tenho medo do aroma da bossa nova. No mais, Perfumer´s Workshop, acordei boazinha hoje, então segura o slogan grátis: "Quem não gosta de Samba bom sujeito não é". Rá! De nada!







Brazilian Soul (Bottega Verde)
A italiana Bottega Verde desvendou a alma das brasileiras, hein! E ela tem ameixa, laranja, pomelo, pêssego, pimenta rosa, flor de laranjeira, jasmim, rosa, gerânio, baunilha, cedro e caramelo. Somos frutadas e meladas, não? Agora é a minha vez: desvendei a alma das italianas! E ela tem cheiro de macarronada. Rá! Não gostou, né, Bottega Verde? Mexe com a gente, mexe!




Rockin' Rio (Escada)
Abacaxi, tangerina, mamão papaia, pêssego, cana-de-açúcar, coco, sândalo e almíscar. Não, esse perfume não tem nada a ver com o festival caça-níquel de música do Medina (cuja grafia é Rock in Rio). E, sim, a caixinha desse Escada faz alusão ao Carnaval (?). Hein? Como assim? Como assim? Tudo bem, o próprio Rock in Rio quase não tem rock mesmo.







Brazilian Mango Grapefruit (Pacifica)
Que tal uma lira à nossa manga e à nossa toranja que, muita atenção agora, nem nativas são? A Pacifica achou boa idéia. Esse perfume vem com toranja, manga, pêssego, damasco e abacaxi.









Very Sexy Now The Beauty of Brazil (Victoria`s Secret)
Mamão papaia, orquídea e coco, tudo véri séguice like as brasilêra tudo.









Bahiana (Maitre Parfumeur et Gantier)
O que é que a Bahiana (sic) tem? Tem laranja, tangerina, limão, resina de abeto, madeira guaiac, rosa, âmbar, coco e almíscar tem. Um h onde não deve, tem.








Brazil Nut (The Body Shop)
Aqui nem rola uma homenagem/inspiração/pagação de mico propriamente dita, já que brazil nut é como os estrangeiros chamam nossa boa e velha castanha-do-pará. O perfume tem, além da castanha, baunilha e chocolate amargo.

Comentários

  1. Pô, homenagear a caipirinha, todo mundo homenageia, mas homenagear a feijoada ninguém quer, né???? Sacanagem!!!

    Odeio estereótipos e já sofri xenofobia e fui tratada como *pouta* no isteitis só por ser daqui. Então... É... Cadê aquele perfume com cheiro de macarronada mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Pode me indicar algum forum ou algo assim que eu consiga vender um perfume que comprei sem testar ? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ai, morro com essas homenagens à Pindorama... É clichê em cima de clichê, né? Acho engraçado que não tem muito fougére "cheiro de mato", amzônia, índio, arara, etc. Geralmente ficam mais no carnaval e no low profile brasileiros!

    ResponderExcluir
  4. Ah, eles tentam vai... quem manda esse país posar lá fora de paraíso tropical do cartão postal? Agora aguenta as avalanches de coco, mamão, maracujá e todas outras coisas ditas tropicais estereotipadas e enjoadas... Seria bom se tais vespas gigantes tivessem ido pra Brasília néam?

    ResponderExcluir
  5. A imaginação gringa e seus estereótipos, buscam termos que desconhecem o significado, mas por ter um aspecto exótico ou cult, embrulham tudo num mesmo pacote.
    Adorei sua tradução das barbeiragens olfativas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. julia, não dá idéia, não dá idéia... Logo a Demeter lança perfume de feijoada e a culpa vai ser sua. hahahahaha

    # 2, o Facebook tá cheio de grupos de perfumes onde você pode anunciar. Dá uma pesquisadinha lá.

    Priscila, Eau de Arara vende menos do que Eau de Mulata. rs

    Diana, eu também torci pras vespas mudarem a rota, viu?

    Thais, leve 2 e pague 1, né? rs Thanks, bonita!

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha Adorei o comentário da Julia! POis tudo que eu pensei em comentar eu fui ler e já comentaram por mim. Sem falar que pra eles o Brasil se resume em um ou outra coisa da Amazônia e o Rio. Nunca senti nenhum deles...
    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  8. Me surpreendi com a quantidade de perfumes que levam um "Q" de Brasil, conhecia um ou dois, mas até "Batucada", tem??? Mas não tem mais o que inventar...como disse a Julia, só faltava um com feijoada, ou acarajé, churrasco, peixe na telha e por aí vai, rsrs.

    Mas se for para fazer um para a princesa da Inglaterra aí é outros 500, né?

    Beijo Van, post de utilidade pública, vivendo e aprendendo, rsrs.
    Malú

    ResponderExcluir
  9. Meninas, adorei o Brasil Dream da Estee Lauder, tem algumas das associações tropicais, mas o perfume é exuberante, alegre, lindo, lindo! Tá no meu top, mas é um dos descontinuados, ohohoh! Lemon Verde da Guerlain igual torta de morango igual Virgin Island Water by Creed. Eu gosto. A J.Lo lançou o Rio Glow, alguém sabe como ele é? O Rio Sixties da Boticário não está mal, talvez um pouco assabonetado demais, mais uma vez eu gosto... há gostos pra tudo! Rsrs Sandra

    ResponderExcluir
  10. Diana, já que estamos falando de estereótipos desagradáveis, está passando da hora de você conhecer Brasília e o povo brasiliense para acabar de vez com esse preconceito triste. ;)

    ResponderExcluir
  11. Fui lá no contato e voltei correndo.... jajajjajaj
    Amigaaaa o que vc me diz da BJ perfumes?! Ela tá lá no shopping.
    Vc nunca comprou deles. Mas tem alguma coisa a dizer?! Todos que estão no shopping significa que conhece?! mesmo que não tenha comprado?
    É que Tô querendo uns perfumes de nicho e se encontrei lá. Quero um site aqui do no "Brezil" jajajja
    Obrigada
    Besos
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Lu, tudo bem que complicar não ajuda, mas simplificar tanto também é dose, né? rs

    Malú, ih, menina, tem bem mais do que isso que tá no post. Tive que escolher alguns entre tantos. Acredite, somos "bem" vistos (só que não). rs

    Sandra, Não conheço o Rio Glow ainda. Vou ver se acho pra cafungar. E do Rio Sixties gostei não. Nem fiz resenha porque podem achar que eu sou mais chata do que pareço. rs

    Helen, entendi o comentário da Diana com uma crítica à nossa política torta. Tenho certeza de que ela não tem nada contra os brasilienses.

    Vivi, nunca comprei lá, mas tive boas recomendações sim.

    ResponderExcluir
  13. Esse Limão Siciliano está me dando nos nervos... Comprei o sabonete em SP. Não havia colônia... Agora estou aqui, nos confins de Porto Seguro, à espera. E nada. E nada. E nada...

    ResponderExcluir
  14. Beijo grande e boas fériassssss!!!!

    ResponderExcluir
  15. Cris, a espera valerá a pena. Vai por mim. E thanks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bora comentar aqui embaixo?
Se joga! Com classe, por favor!